As cirurgias minimamente invasivas, como a cirurgia robótica, a laparoscópica e a endoscópica são técnicas desenvolvidas para minimizar a agressão ao corpo, permitindo uma recuperação mais rápida, com menores complicações e menos dor. Em cirurgias maiores, como de câncer de próstata e de rim, elas diminuem também a necessidade de transfusões sanguíneas e o risco de desenvolvimento de hérnias incisionais.
O que é cirurgia endoscópica?
É um tipo cirurgia minimamente invasiva que dispensa o corte ao usar a cavidade natural do corpo. Ela é realizada por meio de aparelhos de calibre muito delgado que possuem uma luz e uma câmera na ponta.
A maioria das cirurgias de cálculos renais, tumores de bexiga e crescimento benigno da próstata é realizadaa dessa forma. Para fragmentação dos cálculos renais, essa técnica pode utilizar uma fibra laser. No caso de tumores na bexiga ou na próstata, pode-se utilizar laser, energia bipolar, energia monopolar entre outros recursos.
O que é cirurgia videolaparoscópica?
Outra técnica minimamente invasiva, a videolaparoscopia é usada para acessar órgãos localizados dentro da barriga sem fazer cortes extensos como antigamente. Os instrumentos cirúrgicos e a câmera são introduzidos no corpo por meio de pequenos cortes. Para possibilitar o procedimento, o abdome do paciente é insuflado com gás carbônico, que no final é completamente retirado do corpo.
Cirurgia Robótica:
A cirurgia robótica (laparoscópica assistida por robô) é a tecnologia mais avançada na urologia. O procedimento cirúrgico é realizado pelo médico através da manipulação de um robô que permite movimentos mais precisos em pequenas incisões. A visão da cirurgia é em 3D fato que permite identificação mais nítida das estruturas anatômicas.