Essa doença, que acomete mulheres e homens, é decorrente da contaminação por bactéria da urina, um líquido estéril em seu estado normal.
Quais são os principais sintomas da infecção urinária?
Quando a bactéria atinge apenas a bexiga urinária, os sintomas mais comuns percebidos pelo paciente são: odor forte na urina, múltiplas micções, queimação ou sensação de urina quente, dor na parte inferior da barriga, sangramento e dificuldade para urinar.
Existe alguma complicação desta doença?
Sim. Quando a infecção sobe para os rins, ela causa uma pielonefrite, que é um quadro mais preocupante. Neste caso, surgem episódios de febre ou dor lombar.
Como é o tratamento da doença?
Em ambos os quadros descritos acima é preciso consultar um médico para que ele indique o tratamento mais adequado. Em geral, o uso de antibióticos é requerido.
SAIBA MAIS
Por causa da anatomia do sistema urinário feminino (uretra curta), as mulheres podem apresentar alguns episódios de infecção de urina ao longo da vida. Quando a frequência se torna alta, é importante realizar uma investigação especializada com urologista. Grande parte dessas infecções podem ser prevenidas independente da causa.
No caso dos homens, apenas um episódio de infecção de urina já é indicativo para consulta com especialista. A manifestação da doença pode ser decorrente de cálculo renal, problemas na próstata, na uretra ou mau funcionamento da bexiga.