Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração das impurezas do sangue. Eles eliminam o que não é aproveitado pelo corpo através da urina, enviando-a para a bexiga por meio de dois finos canais, os ureteres
Cisto é câncer?
Em geral não. Os cistos renais são extremamente comuns e na maioria das vezes não apresentam riscos para o paciente. Quando eles se tornam malignos, é importante que um urologista acompanhe o caso e defina se é preciso retirá-los.
Alguns cistos renais, mesmo que benignos, devem ser acompanhados por um profissional em decorrência do seu tamanho ou localização, para que não tragam problemas para o rim ou órgãos vizinhos.
Como saber se tenho tumor no rim?
Os tumores renais, malignos ou não, raramente apresentam algum sintoma; seu diagnóstico é feito nos exames preventivos como ultrassom.
Câncer de rim tem cura?
Sim. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura. O ideal é a retirada desse tumor com a maior preservação possível do rim, por meio de um procedimento chamado nefrectomia parcial. Porém, em alguns casos faz-se necessária a retirada de todo o órgão, por meio da nefrectomia radical. Para essas cirurgias existem técnicas convencionais (abertas) ou minimamente invasivas (laparoscópica e robótica).
Obesidade, pressão alta e fatores genéticos são as principais causas desse tipo de câncer. Atuar na prevenção é sempre o melhor caminho.
SAIBA MAIS:
As glândulas adrenais (antigamente conhecidas como suprarrenais) localizam-se sobre o rim e podem apresentar tumores malignos e benignos também. Alguns tumores dessas glândulas provocam sintomas exuberantes, como alterações da pressão arterial, crescimento de pelos nas mulheres, vermelhidão no rosto ou aumento da frequência das batidas do coração. Em muitos casos o melhor tratamento é a retirada desses tumores (adrenalectomia).