Home / Saúde do Homem

Saúde do Homem

Ficou para trás a ideia de que cuidar da saúde é coisa de mulher. Hoje sabemos o quanto é importante que os homens também procurem ajuda profissional para um acompanhamento preventivo. Observar atentamente os sinais do corpo, realizar consultas periódicas e seguir as orientações do médico são a melhor forma de prevenir doenças ou de descobri-las logo no início, aumentando assim as chances de cura. Veja algumas questões em que um urologista pode te ajudar.

Disfunção erétil

A dificuldade em iniciar ou até manter uma ereção de qualidade pode ter múltiplos fatores desencadeantes e acontece em todas as idades. Cada fase da vida tem causas especificas mais prevalentes. É imprescindível avaliar cada paciente para entender se o problema é decorrente de alterações hormonais, obstrução de vasos sanguíneos, tabagismo de longa data, má qualidade do sono, sedentarismo ou se tem fundo emocional. Existe tratamento para qualquer uma dessas causas, mas duvide das promessas milagrosas vendidas em meios de comunicação. Um profissional especializado é sempre a opção mais segura.

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce, que acontece após um curto período de ereção e sem controle, é um distúrbio bastante comum. Algumas vezes o paciente nasce com ela (a chamada ejaculação precoce primária), outras a adquire ao longo da vida (ejaculação precoce secundária). Existem diferente tipos de tratamento e eles são indicados de acordo com avaliação de cada caso. Alguns exemplos são medicamentos, fisioterapia, terapia sexual ou comportamental. Em caso de insatisfação pessoal ou da parceira procure orientação profissional.

Vasectomia

A cirurgia de esterilização masculina é um excelente método anticoncepcional. Essa opção é segura, minimante invasiva e de recuperação rápida (cerca de 4 a 5 dias). Pode ser realizada com anestesia local, de forma indolor, sem necessidade de internação hospitalar (cirurgia ambulatorial) e a cicatriz fica imperceptível. Porém, ao optar por essa alternativa, o paciente deve estar seguro de que não deseja ter mais filhos ao longo da vida.

Doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Apesar das inúmeras campanhas pelo uso do preservativo (camisinha), ainda é bastante comum a contaminação de homens por algumas doenças através do ato sexual. Fique atendo ao aparecimento de manchas, verrugas, feridas e saída de pus pelo canal da urina (uretrite). Outras doenças não geram nenhum sintoma inicialmente, como o HIV (AIDS) e as Hepatites. Em caso de relação desprotegida, procure um urologista o quanto antes.