Home / Doenças da próstata

Doenças da próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino responsável pela produção de parte do volume do esperma (líquido que sai do pênis durante a ejaculação). Ela contribui com substâncias importantes para a nutrição dos espermatozoides.

Onde fica a próstata?

Na região da pelve, próxima ao períneo, entre o pênis e o ânus. Ela envolve o início da uretra, que é o canal de dentro do pênis por onde passam a urina e o esperma.

A próstata é parte do ânus?

Não. A falsa ideia de que essa glândula tem relação com o intestino ou ânus surgiu provavelmente porque o exame físico da próstata é realizado com o toque retal. Apesar da proximidade física, trata-se de partes completamente independentes do corpo.

Por que é preciso fazer o exame de próstata?

O monitoramento regular da glândula possibilita a identificação de doenças como o câncer em seu estágio inicial, aumentando as chances de cura. Portanto, se você tem mais de 50 anos, ou mais de 45 anos com histórico de câncer na família, faça seus exames regularmente.

SAIBA MAIS:

A doença mais comum que acomete a próstata é seu crescimento benigno, conhecido como hiperplasia prostática benigna. Decorre geralmente de componente genético (histórico familiar) e de idade avançada. Com o aumento de volume, a glândula pode comprimir externamente a uretra causando sintomas urinários como jato mais fraco, aumento da frequência de micção durante a noite, ardência no canal e perda de urina involuntária (incontinência). Em alguns casos mais avançados pode causar retenção da urina.

Existem diversos tipos de tratamento para essa doença, que vão desde medicamentos até cirurgias robóticas. O ideal é que o tratamento comece na fase inicial para melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar danos ao sistema urinário que algumas vezes são irreversíveis.

Quando a próstata é acometida por tumores malignos (câncer), o paciente geralmente não manifesta sintomas nas fases iniciais, por isso existem tantas campanhas pela realização dos exames de prevenção. Há chances elevadas de cura quando o tumor é detectado precocemente.